Fraldas

Como já falei aqui, na busca por alternativas ecologicamente corretas além de economicamente sustentáveis,  resolvi testar as fraldas de pano modernas. Prometi contar minha experiência para incentivar mais mães a experimentar essa novidade.

O principio…

Os primeiros dias eu usei fraldas descartáveis mesmo, essa primeira fase é de adaptação, você está muito cansada para dar conta das fraldas. Além do mais, minha querida mamãe com seus cuidados especiais me obrigou ficar 40 dias sem lavar e passar! Tive muita gente disposta a me ajudar, mas não poderia impor minhas experiências a estas tão bondosas criaturas, além de que usar fralda de pano nos dias de hoje causa uma grande estranheza na maioria das pessoas. Então resolvi que começaria a experiência quando pudesse eu mesma cuidar de toda sujeira que essa causasse.

Assim, desobedeci ao resguardo de quarenta dias para lavar roupinhas e comecei a experiência quando minha picurucha estava com 20 dias.

Então toda feliz e sorridente coloquei a primeira fralda e cinco minutos depois senti um liquido quente me molhando! O xixi estava vazando! Conferi se foi algum ajuste, se a fralda estava folgada etc, nada justificava esse vazamento e a fralda estava praticamente seca por dentro. Considerei que o acaso fez o xixi vazar e coloquei outra fralda. Menos de 30 minutos e a fralda estava molhada por fora! Comecei a achar que eu estava fazendo algo errado. Resumindo, antes de terminar o dia todas as fraldas estavam no varal e ela com fralda descartável!!!

Joaquim já ficou um pouco desanimado e começou a buscar outras formas ecológicas para utilizar as fraldas. Nos testes descobrimos que a fralda era mais eficiente quando usada com fralda da cremer ao invés dos paninhos absorventes. Então matamos a charada, as fraldas e principalmente os absorventes estavam muito engomados, tecido novo engomado não deixava o líquido penetrar!!!

Foi então que busquei relatos de outras mães na internet e muitas falavam que as fraldas só são eficientes a partir da terceira a quinta lavagem! Então o jeito era ir usando e lavando até ficarem boas. Mas eu estava com pressa e era chato se molhar de xixi toda hora, ter que trocar lençol, roupinha e ter o colchão sempre molhado. Então pesquisei na internet maneiras de retirar a goma dos tecidos o mais rápido e eficientemente possível. Encontrei, lavei todas principalmente os absorventes e voltei a usá-los.

SUCESSO!!! Consegui finalmente usar fralda de pano durante um dia inteiro sem vazamentos!!!

Problemas…

Mas tínhamos outros problemas. As fraldas secam muito lentamente se torcidas à mão. No início para dar conta eu lavava a fralda toda vez que trocava, como resultado passava o dia todo no tanque. Eu tenho maquina de lavar em casa, mas fico com receio de misturar as roupas de adulto com as de criança, principalmente enquanto ela é tão pequena.  Então tinha que usar as fraldas, mesmo em dias de sol (quase todos os dias em Salvador!), dia sim dia não.

Outra coisa é que mesmo quando a absorção está boa às vezes acaba vazando e molhando e como ela dorme comigo eu estou usando fraldas descartáveis à noite.

Resultado…

Com o uso eu fui aprendendo várias coisas, além do que a absorção dos absorventes melhorou muito. Hoje consigo usar fraldas de pano todos os dias o dia todo, só uso fraldas descartáveis a noite já na hora de dormir ou na troca que faço na madrugada.

Aprendi a lavar as fraldas uma vez ao dia, vou colocando as fraldas de xixi na água e as fraldas de cocô eu tiro o cocô e deixo no sabão de coco, pela manhã pego todas lavo e coloco para secar. Na maioria das vezes eu lavo na mão mesmo e tento tirar o máximo de água antes de estender, quando o dia está mais nublado lavo a maquina com água sanitária e coloco as fraldas para bater e centrifugar.

Tenho 12 fraldas e vários absorventes, alguns eu fiz para complementar o que vieram nos pacotes que ganhei. Em média eu uso seis fraldas por dia, enquanto uma parte seca as outras são usadas. Às vezes eu preciso trocar apenas o absorvente e sempre os coloco na parte externa, não uso o “bolso” da fralda.

Não tenho muito trabalho com as fraldas. Teria que lavar a roupa dela todos os dias também se ela usasse só fraldas descartáveis. Quem usa só fralda descartável também não está livre de lavar cocô. Uma vez Maria Luiza fez tanto cocô que vazou da fralda descartável sujando tanto as roupinhas como o lençol. Com as fraldas de pano nunca houve vazamento de cocô. O xixi sempre vaza um pouco no elástico das perninhas, mas raramente molha tudo como antes e na maioria das vezes dá para evitar esse vazamento trocando mais vezes.

As vantagens são muitas e vão além do discurso ecológico e econômico.  As fraldas descartáveis tem um grande inconveniente: raramente se adéquam ao tamanho do bebê. No meu caso, uma determinada marca o tamanho P fica muito pequeno e o M fica muito grande e sempre vaza. O elástico sempre aperta as dobrinhas deixando uma marca vermelha de dar dó! Fora que a fita adesiva também pode deixar marcas se não tiver cuidado. Com as fraldas de pano nada disso acontece e a grande vantagem é o conforto! Percebo que a pele dela respira e não preciso usar pomada.

Para melhorar a minha vida vou fazer o investimento e comprar mais fraldas e talvez compro uma secadora, pois no inverno a secagem das fraldas vai ficar ainda mais difícil.

Agradecimentos

Não sei o nome de todos, só sei que recebi esse presente maravilhoso e não posso deixar de agradecer. Primeiramente minha amiga querida Marcella que organizou o chá de fraldas ecológicas e mobilizou os tantos outros que eu nem sei exatamente quantos foram. Contarei com sua ajuda para que esse relato e agradecimento cheguem a todos. Espero estar puxando a fila para quando esses amigos queridos se tornarem pais possam copiar a experiência sem sustos.

A grande lição é que realmente é possível levar uma vida mais ecológica e econômica sem andar na contra mão do desenvolvimento.

Será lançada no mercado brasileiro uma marca de fralda 100% biodegradável, coisa que já existe e é muito comum em países como a Austrália. Essa é minha chance de ser uma mãe 100% ecológica!!!

Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=KmY7SceUc4Q

Continuarei postando minhas experiências com fraldas.

Até mais!!!

Esta entrada foi publicada em Eco - família. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Fraldas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *