Fraldas de Pano Ecológicas

Imagem retirada do site: www.araraquara.com

Estava pensando sobre a utilização das fraldas. Havia lido algo sobre “elimination comunication” e essa hipótese me chamou atenção. Resolvi pesquisar sobre o assunto e me deparei com outra possibilidade: As fraldas de pano. Não existe novidade nenhuma nas fraldas de pano, aliás, elas foram usadas durante muito tempo e a geração que está tendo filhos agora provavelmente usou muito mais fraldas de pano do que descartáveis. Mas, essas fraldas não era uma fralda de pano como eu conhecia, com alfinetes para segurar e super chatas de lavar. Tratava-se de uma versão moderna!

Costuradas no estilo das antigas calças enxutas (que as mães utilizavam por fora da fralda de pano) elas são confeccionadas com um conjunto de tecidos de algodão absolventes e tecidos impermeáveis que conferem maior conforto para o bebê e maior absorção do xixi. São conhecidas como fraldas de pano modernas, pois são de fácil utilização, já que podem ser lavadas na maquina de lavar e, além disso, são ecológicas.

Busquei o relato de várias mães que utilizam as fraldas de diversos modelos disponíveis no mercado. Grande maioria afirma não ter mais trabalho por utilizar essas fraldas de pano, afinal o bebê suja roupa todos os dias e temos que lava-las todos os dias. Um dos “problemas” apontados é a dificuldade de secar, por causa das várias camadas de tecido. Porém, a grande vantagem apontada por todas as mães que testaram é o conforto do bebê, principalmente com a redução das assaduras. Sem falar que são supereconômicas. O investimento inicial é relativamente alto, mas isso é só no início, depois você compensa por não precisar comprar fraldas toda semana.

Essas fraldas contam com alguns acessórios importantes, como os absorventes que são vendidos em vários tamanhos e número de camadas ou combinando tecidos absorventes e impermeáveis. Esses são ótimos para aumentar a absorção e permitir um tempo entre trocas mais prolongado, ideal para ser usado durante a noite. Outro acessório muito interessante é o forro de proteção da fralda. Ele é feito de material biodegradável e retêm o coco, evitando que esse manche a fralda, pode ser descartado junto com o coco no vaso sanitário. Esse acessório é ideal para ser utilizado quando o coco do bebê estiver mais sólido, evitando que a fralda fique muito suja.

Essas fraldas podem ser utilizadas desde o nascimento. Eu imagino que nas primeiras semanas seja um pouco mais trabalhoso, pois o bebê costuma defecar várias vezes ao dia e o intestino não funciona regularmente. Com o tempo o intestino da criança vai se regularizando e fica mais fácil programar a utilização dos forros, por exemplo.

Outra grande vantagem da utilização das fraldas de pano é a diminuição do tempo de desfralde. Crianças que usam fraldas descartáveis diariamente tem mais dificuldade para controlar a eliminação. Isso acontece porque a criança não fica molhada, se não sentir o quanto é desconfortável estar molhado a criança não sentirá necessidade de controlar a eliminação, retardando o período de desfralde. A criança que deixa de usar fraldas mais cedo se torna mais independente.

Todas essas vantagens e eu nem falei nada sobre a vantagem ecológica! Mas isso é mais fácil, é como uma amiga minha disse: O bebê nasce, cresce, se reproduz, envelhece, morre e a fralda do seu primeiro coco permanece lá 500 anos para se degradar! Quando não estivermos mais sobre a face da terra os nossos descendentes ainda estarão sofrendo os danos do uso das fraldas descartáveis. Pode até parecer uma visão pessimista, mas é realista. Se pensarmos mesmo no futuro dos nossos filhos, na herança que deixaremos para eles, precisamos pensar nas nossas escolhas. Enquanto eles são pequenos demais para fazer essas escolhas, nós podemos pensar por eles e pelo menos dar a oportunidade de um começo de vida com menos impacto ambiental.

Há quem diga que as fraldas de pano não são mais ecológicas, pois gastam água nas constantes lavagens e luz (no caso do uso de maquinas de lavar e secadoras). Para quem pensa assim lembrem-se: A utilização das fraldas descartáveis não diminui o consumo de água nem de luz, pois na fabricação dessas muita água e muita energia é gasta! E ainda vem de brinde  o agravamento da situação do acumulo de lixo.

Se a discussão for em torno da praticidade, bom essa vai depender da vida de cada um. Acredito que com organização dá para administrar o uso das fraldas de pano sem perder tanto tempo. Achei essa uma solução um pouco melhor para mim, ao invés da ” elimination comunication” que é interessantíssima, mas demanda ainda mais tempo de observação e da presença dos pais. No caso de quem trabalha fora realmente essa seria uma opção mais complicada.

Enquanto eu puder vou tentar a “elimination comunication” e vou utilizar as fraldas de pano modernas. Como minha sementinha ainda não nasceu, me comprometo em postar minha experiência com uso e não uso de fraldas aqui, espero assim ajudar outras mães a tomarem a decisão que mais seja adequada ao seu modo de vida.

 

Muita Luz a todos!

Esta entrada foi publicada em Eco - família. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *